ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CANA-SOCA

ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CANA-SOCA

CANA-SOCA: Implicações da adubação nitrogenada em cana-soca.

O Brasil é maior produtor de cana-de-açúcar do mundo e o maior exportador de açúcar, evidenciando a importância econômica desta cultura para o país.

Conforme Malavolta, existem 52 fatores determinantes da produtividade e a combinação entre eles é que irá determinar a produtividade. Através do manejo agronômico, busca-se minimizar o efeito destes fatores para maximizar a produtividade.

Alguns destes fatores estão associados a nutrição das plantas, onde através da adubação aplica-se a diferença de nutrientes entre o que tem no solo e o que a planta demanda para atingir determinada produtividade. Entretanto, no solo os nutrientes apresentam reações que interferem na sua disponibilidade e no seu aproveitamento pelas plantas, como por exemplo o que acontece com o nitrogênio.

O nitrogênio é essencial para plantas, sendo primordial para os processos metabólicos, constituindo compostos como aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.

cana-de-açúcar

Fonte: Prof. Emídio Cantídio Almeida de Oliveira

Figura 1. Curva de absorção de macronutrientes primários em cana-de-açúcar.

Na cana-soca os efeitos da adubação nitrogenada são mais visíveis em relação a cana planta. Mas a adubação nitrogenada, não é facilitada na cana-soca, pois em colheita mecanizada há grande quantidade de resíduo de palha na área, o que favorece a imobilização microbiana e diminui temporariamente a disponibilidade de N. Desta forma, também ocorrem grandes perdas por volatilização e lixiviação quando utilizada a ureia e de lixiviação quando utilizado sulfato ou nitrato de amônia. Assim, a disponibilidade de N é reduzida e as plantas não absorvem a quantidade necessária para alcançar a produtividade esperada. Além disto, as fontes convencionais de N acidificam o solo diminuindo a mineralização do N no solo e a disponibilidade de outros macronutrientes, principalmente o fósforo.

Para atender a demanda de N durante o ciclo da cultura da cana-de-açúcar de forma eficiente e com manejo facilitado, a TIMAC Agro possui o SULFAMMO MeTa, fertilizante nitrogenado de liberação progressiva que reduz as perdas com volatilização e lixiviação do N, disponibilizando-o gradualmente ao longo do ciclo da cultura. O SULFAMMO MeTA permite programar a utilização, mesmo em condições climáticas adversas, otimizando mão de obra e equipamentos. Não acidifica o solo e fornece nutrientes de forma equilibrada (N, Ca, S, Mg), promovendo maior absorção e aproveitamento pela planta.

A TIMAC Agro traz tecnologias inovadoras que visam o melhor desenvolvimento das plantas, a maior produtividade, a facilidade de manejo e o aumento da lucratividade dos produtores.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
COMPARTILHE